3.11.09

Como preparar uma Tainha Escalada

Sabádo a noite uma boa pedida para o jantar é um bom peixe. Assado então, melhor ainda. Uma receita tradicional açoriana, que é ensinada por todos no mercado municipal de Florianópolis. Como manda a boa tradição vai aqui a receita que foi pinçada do livro: Sabores de Santa Catarina. Editora Letras Brasileiras. 2006. Com certeza o seu jantar será um sucesso.

Tainha Escalada ( Rendimento: 4 porções)

Ingredientes
1 tainha de 2 kg
sal grosso
gaiola especial para escalar alimentos
azeite

Como Escalar
Corte a tainha, sem a cabeça, no sentido longitudinal pela parte da espinha (costas). Abra-a e retire todas as vísceras. Coloque-a em um prato raso e salgue-a com o sal grosso. Deixe descansar por 10 minutos.

Escorra o peixe, coloque-o na gaiola e deixe-o exposta ao sol por 9 horas aproximadamente. No final do dia, recolha a tainha, retire o sal dando pequenos golpes com uma colher de pau, como se faz com uma carne de churrasco, coloque-a numa bolsa plástica e leve ao congelador. O peixe deve ficar lá durante um dia, mas pode permanecer por 6 meses, caso você queira apenas prepará-lo para cozinhar em outro momento.


Como Preparar
Numa chapa bem quente, com pouco azeite, coloque a tainha congelada com a parte da pele para baixo. Quando a pele estiver ligeiramente tostada, vire o peixe, deixando-o sobre a chapa até ficar no ponto de cozimento desejado. Leve á mesa num prato grande e raso. Essa é a versão urbana da “Tainha Escalada”. Caso queira preparar o prato da forma tradicional, sem utilizar o congelador, o peixe deverá ficar durante 5 dias ao sol, sendo recolhido e colocado em lugar seco á noite, para evitar umidade. A tainha deve ser escalada durante um dia de sol forte, caso contrário o peixe não atinge a consistência desejada. Não utilize o sal fino, que pode salgar em demasia . Bom apetite.

0 comentários: